Rua Bernardo Pires, 253, 90620-010, Porto Alegre - RS
Tel: 51 3094-6480
51 99224-1261
Nossos serviços
Saiba mais sobre os atendimentos e os exames oferecidos pela Sopro Vet

Consulta cardiológica
A cardiologia veterinária é uma especialidade que vem se tornando cada vez mais importante na rotina clínica veterinária. Em algumas raças de cães de pequeno porte, a doença valvar mitral ocorre em 80% dos pacientes com mais de 10 anos de idade. Esta doença também acomete, com menor incidência, os cães de grande porte, e é bastante rara em gatos. Além das doenças que acometem as valvas cardíacas, algumas patologias afetam o miocárdio, como a cardiomiopatia dilatada, que ocorre mais comumente em cães de grande porte de meia-idade, e a cardiomiopatia hipertrófica, que acomete gatos de todas as idades. As doenças cardíacas congênitas são as patologias que acometem os animais jovens. Os cães com doenças cardíacas normalmente apresentam tosse, cansaço fácil, desmaio ou falta de ar. Já os gatos raramente demonstram sinais clínicos, e muitas vezes o diagnóstico nesta espécie acaba sendo tardio.
A consulta especializada em cardiologia veterinária consiste na avaliação do histórico e sinais clínicos do paciente, bem como um exame clínico minucioso onde podem ser detectadas alterações na auscultação cardíaca, como a presença de sopro ou arritmias. A partir destes dados o veterinário pode solicitar os exames mais indicados para cada caso e indicar o tratamento adequado.
Consulta do trato respiratório
As doenças respiratórias são muito comuns em cães e gatos e podem acometer desde os filhotes até os animais mais velhos. Todo o trato respiratório pode estar envolvido, desde a cavidade nasal, com rinites, passando por doenças da laringe, traqueia, brônquios e afecções pulmonares, como as pneumonias. Existem algumas raças mais predispostas a determinadas doenças, como por exemplo os Yorkshires predispostos ao colapso de traqueia e os Buldogues e Pugs que normalmente apresentam síndrome braquicefálica.
Os sinais clínicos de um bichinho com doença respiratória incluem desde espirros e secreção nasal, tosse, ruído respiratório, até a presença de falta de ar e escurecimento da língua, chamada de cianose. Normalmente os sinais são crônicos, mas é muito frequente uma agudização, ou seja, de repente o animal tem uma falta de ar, sendo uma emergência médica e com risco de morte.
Na consulta especializada o médico veterinário consegue avaliar todo o trato respiratório através de um exame clínico especializado e auscultação apurada. De acordo com os achados, alguns exames complementares podem ser solicitados a fim de chegar a um diagnóstico definitivo e avaliar as melhores opções terapêuticas para cada caso.


Aferição de pressão arterial
A aferição de pressão arterial é um exame extremamente simples mas que é muito importante para o diagnóstico de hipertensão sistêmica. Os bichinhos normalmente não demonstram os sinais clínicos de hipertensão, como tontura e dor de cabeça, e muitas vezes apresentam sintomas quando as alterações já são graves. Por isso, este exame deve ser realizado de rotina nos cães e gatos. São várias doenças que podem levar à hipertensão em cães e gatos, mas a principais são doenças endócrinas, como síndrome de Cushing e Diabetes, e doenças renais. Os bichinhos com hipertensão sistêmica podem ter alterações cardíacas, renais, oftálmicas e neurológicas.
A aferição da pressão arterial utiliza o método Doppler para localizar a pulsação de uma artéria, e um manguito que é colocado no braço do paciente e vai inflando conforme o veterinário utiliza o esfigmomanômetro. Normalmente são realizadas de 3 a 7 medidas para um diagnóstico mais preciso.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é o exame que avalia o ritmo do coração, sendo o exame mais indicado para o diagnóstico de arritmias. Ele avalia a atividade elétrica cardíaca captada desde a superfície corporal. O eletrocardiograma é indicado para aqueles pacientes em que o veterinário suspeita de alguma arritmia, que apresentem fraqueza, cansaço ou síncopes, mas também é indicado como exame pré-cirúrgico, pacientes com doenças cardíacas ou algum distúrbio eletrolítico e para o acompanhamento de pacientes em terapia antiarrítmica.


Ecocardiograma
O ecocardiograma é o exame ultrassonográfico do coração que avalia não só as estruturas do coração como também a sua função. Podem ser detectadas alterações nas valvas do coração, no miocárdio e nos grandes vasos da base. Além disso é possível avaliar o tamanho das câmaras cardíacas, bem como as funções sistólica (contratilidade) e diastólica (relaxamento). Este exame é imprescindível para o diagnóstico das doenças valvares, cardiomiopatias, doenças cardíacas congênitas, presença de tumores cardíacos e efusão pericárdica. Assim, através do ecocardiograma o veterinário pode estabelecer o diagnóstico definitivo da doença cardíaca do seu bichinho.
O ecocardiograma é um exame seguro, não-invasivo e que não requer nenhuma preparação para a realização do exame, apenas uma tosa pequena na região do tórax. No entanto, o ideal é que seu bichinho fique calmo durante o exame!
Holter
O holter é o exame eletrocardiográfico de 24 horas. Ele é extremamente importante para a detecção de arritmias que não são diagnosticadas no eletrocardiograma realizado no consultório. Sua principal indicação é para os bichinhos que apresentam desmaios ou fraqueza, mas também é indicado para o acompanhamento das arritmias e para avaliação da resposta ao tratamento.
O holter consiste na colocação de sete eletrodos no peito do cão ou do gato, que são conectados a um gravador, o qual detecta as diferentes arritmias que podem acontecer durante o período de um dia.


Radiografias torácicas
As radiografias torácicas são extremamente importantes tanto para a avaliação cardíaca quanto do trato respiratório de cães e gatos. Através do raio x é possível avaliar a presença de aumento das câmaras do coração, e também se existe alguma congestão e edema pulmonar.
Em relação ao trato respiratório, a radiografia do tórax consegue avaliar desde a traqueia, os brônquios, os diferentes padrões pulmonares e também a cavidade torácica, sendo um exame essencial para diagnósticos de inúmeras doenças respiratórias.
As radiografias torácicas são consideradas um exame de triagem para auxiliar no diagnóstico e na tentativa de diferenciar se uma patologia é de origem cardíaca ou respiratória. A sua realização é bem simples e o paciente não precisa de nenhum preparo, mas quanto mais calmo melhor será o resultado!!!!